Laudo Técnico: Entenda o que é e qual a importância para edificações

Você já teve dúvidas sobre o que fazer com trincas e rachaduras na parede? Tem problemas de infiltração e não sabe como resolver? Deseja saber se a construção ou reforma seu apartamento pode causar algum tipo de dano estrutural na sua edificação? Já ouviu falar em vistoria ou regularização? Então, você precisa conhecer o Laudo Técnico! Esse é um documento feito por um engenheiro civil e é o caminho ideal para evitar futuros transtornos! Mas afinal, você sabe o que é e qual a importância desse Laudo para edificações? Neste texto, explicamos melhor para você.

O que é um Laudo e o que ele contém? 

O Laudo Técnico é um documento feito por um engenheiro no qual o perito relata, tecnicamente, a situação de uma obra ou edificação. Para isso, o profissional habilitado irá se valer de normas, fotos e visitas para vistoria ao local analisado. Ou seja nessas visitas, o profissional irá buscar entender a realidade do cliente e o contexto no qual a sua construção está inserida. Depois disso, ele deve buscar, ainda, o histórico de fatos relevantes à edificação.

De forma personalizada, o perito irá emitir um laudo, contendo toda descrição do lugar com fotos, relatos e documentos. Além disso, é feito um relatório emitido em linguagem técnica de que a vistoria tenha sido feita por um profissional competente.

Somado a esse relatório, de acordo com a necessidade do cliente, o engenheiro responsável pelo laudo pode incluir um Parecer Técnico. No parecer, constatam-se as possíveis causas de falhas construtivas, além de recomendações técnicas para a realização de intervenções no local, como regularização de infiltração, trincas, rachaduras, entre outros tipos. Este parecer irá se pautar pela experiência do perito, sendo “um conselho ou esclarecimento técnico sobre assunto de sua especialidade”, segundo a NBR 13752 – Perícias de Engenharia na Construção Civil.

Por que esse documento é importante?

O Laudo Técnico é importante para todas as situações que envolvam comprovação técnica de fatos relevantes sobre um determinado local. Como por exemplo, trincas, infiltração, recalques diferenciais, rachaduras e intervenções estruturais. Basicamente, quaisquer ocorrências relativas à construção que o cliente deseja documentar.

Nesse sentido, o Laudo se torna útil não apenas como uma Prova Técnica para o contratante se precaver de possíveis danos no futuro, bem como pode apontar a viabilidade de executar qualquer tipo de alteração na obra ou na edificação. Portanto, trata-se de uma maneira de trazer uma segurança para sua casa ou edificação.  Assim, é importante que você procure saber se sua edificação já possui um Laudo Técnico e verificar a necessidade de um novo documento. Entenda também como funciona a elaboração de um Laudo Técnico.

Fonte: https://emasjr.com.br/blog/2020/03/26/entenda-o-documento-de-laudo-tecnico/

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outras Publicações

× Como posso te ajudar?