Planejar uma obra por conta própria e sem um projeto arquitetônico é um erro bem comum. Isso porque, muitas pessoas acreditam que esse é um gasto desnecessário e que não apresentará muita diferença no resultado final.

Mas engana-se quem pensa dessa forma. Um bom projeto de arquitetura é pensado para atender todas as necessidades do proprietário, trazendo o melhor resultado e custo benefício.

No post de hoje, nós vamos apresentar as vantagens de poder contar com um bom profissional para comandar o seu projeto. Confira!

Para que serve um projeto arquitetônico?

O projeto arquitetônico serve, basicamente, para detalhar e especificar todas etapas de uma obra, funcionando, também, como um seguro contra imprevistos.

Além disso, o projeto deve averiguar a melhor forma de distribuir os espaços corretamente, a ventilação, a escolha dos materiais adequados para cada ambiente e ainda deve pensar nas instalações elétricas e hidráulicas, para que sejam executadas de acordo com as normas de segurança.

Outro ponto importante do projeto é prever o uso adequado da luz, a fim de evitar a falta ou excesso de luminosidade e, também, prevenir outros erros comuns, como o uso de luzes frias em ambientes que pedem luzes mais quentes e vice-versa.

Por que contratar um profissional de arquitetura para planejar o projeto?

Há quem ache que montar um projeto e comandar uma obra não exige nenhuma experiência ou especialização, portanto, não é necessário encarecer a obra contratando um profissional.

Mas, ao contrário do que pensam, contratar um arquiteto é a garantia para evitar futuros problemas — que vão desde uma simples rachadura à problemas mais sérios com fiações elétricas.

Além disso, o arquiteto também é responsável por unir sustentabilidade, economia e modernidade aos desejos do cliente, para que o resultado fique sofisticado, sem gastar muito e sem causar grandes impactos ao meio ambiente.

Vantagens de um projeto bem pensado:

Custo benefício

Um bom projeto arquitetônico evita erros e planeja os gastos da obra, definindo a quantidade necessária de materiais para evitar desperdícios ou falta.

Também auxilia na escolha das marcas e materiais que proporcionarão o melhor custo benefício a longo prazo.

Segurança

Talvez esse seja um dos pontos mais vantajosos que um projeto bem feito pode oferecer. Afinal, ter um profissional para se responsabilizar por todo o processo é garantir que a possibilidade de haver erros na obra seja eliminada, evitando dores de cabeça e/ou acidentes no futuro.

Conforto

Ter um bom profissional coordenando o seu projeto também proporciona conforto, pois ele pensará na melhor forma de otimizar espaços e no aproveitamento inteligente dos ambientes, para que o resultado saia como o esperado e ainda propicie bem-estar e comodidade.

Além disso, você também não precisará se preocupar com nada durante a obra, afinal, ela estará em ótimas mãos.

Fonte: https://www.cec.com.br/blog/por-que-ter-um-projeto-arquitetonico-e-importante-para-a-reforma-da-sua-casa?postId=299

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *